Adesão da FAG/CAB ao 1º Congresso da Federação Anarquista de Rosário, Argentina

Companheiros e companheiras da FAR,

É com alegria que viemos através desta mensagem saudar e nos solidarizar com esse importante momento para o anarquismo argentino e internacional. Há anos temos acompanhado as inúmeras lutas do povo argentino e o subterrâneo e vigoroso desenvolvimento de uma linha classista e libertária desde as bases, em meio ao povo e seus anseios, por parte expressiva do território argentino. Práticas que guardam uma importante influência e incomparável estímulo de um anarquismo de combate e intransigentemente classista do qual a jovem Federação Anarquista de Rosário (FAR) é uma importante referência.

O tenaz trabalho promovido ao longo dos anos pelos companheiros que hoje consumam a FAR acumulou importantes experiências de luta e organização em um primeiro momento na FACA e logo na Columna Anarquista Joaquim Penina. Trilhando um caminho pedregoso, difícil e por vezes hostil, os companheiros seguiram firmes e não se renderam as tentações de eleger as vias pretensamente mais fáceis que inevitavelmente acabam nos levando ao lodo da conciliação como temos presenciado em diversas experiências, muitas das quais com nobres origens.

O caminho eleito pelos companheiros, para além da digna reafirmação de nossa histórica cultura classista e de ação direta, foi o a via da formulação de um projeto estratégico inevitavelmente de longo prazo. Planejar e sistematizar idéias guia para levar a cabo uma luta que não termina logo ali e que sabemos, apresenta infinitas variáveis, nos impedindo de ter uma resposta pronta e acabada aos problemas que tocam a construção do necessário processo revolucionário. Por sua vez, o caminho da organização específica é o caminho de um leito seguro, onde refletimos e planejamos conjuntamente, onde acumulamos um recipiente de experiências e nos fortalecemos com o rigor de nossa ideologia e análise. É, portanto, nosso porto seguro para a formulação estratégica, tanto quanto para o desenvolvimento dos necessários reflexos para atuar em tempos nervosos que, por vezes, nos tomam por “surpresa”. Um caminho que exige frieza, capacidade de analisar rigorosamente nossas respectivas formações sociais, as permanentes transformações no sistema de dominação que é o capitalismo, a sensibilidade para interpretar as devidas subjetividades e anseios que tocam o cotidiano de nossa classe e a partir daí elaborar hipóteses. Um trabalho que exige um adequado esforço teórico mas que jamais deve prescindir do devido enraizamento nos espaços de trabalho e sociabilidade dos de baixo. Trata-se de um processo interdependente que requer um exaustivo esforço para que sejam devidamente balanceados e acumulem estrategicamente. Um processo que requer certezas ideológicas e dúvidas filosóficas como diria nosso velho Malatesta.

Confiamos na capacidade e disposição dos companheiros em levar a cabo essa árdua tarefa, aportando dia-a-dia nas diversas frentes de luta seu grão de areia para o desenvolvimento das lutas e organizações dos de baixo, para uma necessária acumulação de forças nos marcos de um projeto estratégico de ruptura revolucionária e na busca por reafirmar o anarquismo como potente força de combate e organização de nossa classe. A resgatar o nobre legado das sociedades de resistência, da patagônia rebelde, de nossos mártires de Ushuaia aos nossos queridos companheiros desaparecidos da Resistência Libertária. Uma linhagem histórica a se resguardar e defender em cada peleia, em cada debate estratégico! Assim, um novo ciclo começa a germinar com o acúmulo da experiência brasileira através da CAB, a importante experiência e legado da FAU e agora uma nova afirmação de combate libertário com os compas da FAR. Agora, no sul da América Latina temos outra   Organização política para chamar de Co-Hermana! Junto a isso, muitas são as informações e contatos que nos chegam de companheiros anarquistas promovendo luta e organização entre o povo, acumulando experiências e promovendo ensaios de organizações anarquistas. Inúmeras possibilidades se apresentam a todos nós e os trabalhos são enormes. A arregaçar as mangas e nos atirar à essa imprescindível tarefa, portanto, é algo imprescindível.

Para além da alegria que nos contagia com esse importante acontecimento, manifestamos, por outro lado, uma tristeza por não poder estarmos presentes nesse importante momento, para abraçar cada companheiro e cerrar firme nossos punhos para afirmar nosso projeto especifista ao únissimo grito que nunca há de nos separar:

ARRIBA LOS QUE LUCHAN!

Federação Anarquista Gaúcha – FAG